Avaliação de competências requeridas aos trabalhadores da informação: análise da experiência com a seleção de alunos para programa de iniciação científica

Autores

  • José Osvaldo De Sordi Universidade Municipal de São Caetano do Sul
  • Marcia Carvalho de Azevedo Fundação Getulio Vargas; Escola de Administração de Empresas de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-21072008000400002

Palavras-chave:

trabalhador da informação, competência, análise de competência, gestão por competência, avaliação de pessoas

Resumo

Na pesquisa apresentada neste artigo, analisaram-se a disponibilidade e a eficácia de referenciais teóricos que corroboram a avaliação de competências requeridas aos trabalhadores da informação. As fontes, objeto da pesquisa, foram as que tratam de competências informacionais decompostas em conhecimentos, habilidades e atitudes requeridas. Para a validação dos referenciais teóricos, realizou-se uma pesquisa exploratória empregando o estudo de caso como procedimento técnico. Este, envolveu o desenvolvimento e a aplicação de um instrumento para análise de competências informacionais para o processo de avaliação e seleção de alunos-candidatos ao programa de iniciação científica de uma instituição de ensino superior (IES). O experimento, conduzido por pesquisadores e docentes-pesquisadores da IES com interesse na seleção de alunos para iniciação científica, demonstrou a importância de referenciais teóricos que apresentam de forma decomposta as competências que se deseja avaliar. Essas fontes de informação foram muito úteis ao processo de discussão e fomento de idéias sobre conhecimentos, habilidades e atitudes a serem analisadas, com forte influência nos aspectos centrais a serem abordados, bem como na abrangência das questões do instrumento para a avaliação de competências requeridas aos trabalhadores da informação.

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Publicado

2008-12-01

Edição

Seção

Recursos Humanos & Organizações

Como Citar

Avaliação de competências requeridas aos trabalhadores da informação: análise da experiência com a seleção de alunos para programa de iniciação científica. (2008). Revista De Administração, 43(4), 301-314. https://doi.org/10.1590/S0080-21072008000400002