Incluindo o fator social no modelo de aceitação tecnológica para estruturas convergentes

Autores

  • Emílio José Montero Arruda Filho Instituto de Estudos Superiores da Amazônia

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-21072008000400003

Palavras-chave:

convergência tecnológica, utilidade social, hedonismo, fator utilitário, integração de sistemas

Resumo

Na construção de preferências por produtos tecnológicos, consumidores vêm incorporando cada vez mais a utilização de novas tecnologias em sua vida. Neste artigo, apresenta-se como produtos com multifuncionalidades ou integrações vêm despertando muito mais o interesse do mercado, pela inclusão do comportamento hedônico/social na decisão de um produto atualizado, tendo como justificativa seu uso como utilitário. São avaliados fatores de integração tecnológica, comportamento hedônico e utilitário, além do momento em que o produto passa a ser hedônico e utilitário simultaneamente (social usefulness). Como tecnologia avaliada, são utilizados novos aparelhos celulares com diversos serviços integrados do tipo internet, wireless, música, vídeo e câmera fotográfica, aplicando o modelo já existente desde 1986 de aceitação da tecnologia (TAM), e propondo a inclusão do fator social como decisão para a aceitabilidade (behavior) com base não na substituição de valores, mas em sua inclusão pelos serviços adicionais empregados.

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Publicado

2008-12-01

Edição

Seção

Marketing

Como Citar

Incluindo o fator social no modelo de aceitação tecnológica para estruturas convergentes. (2008). Revista De Administração, 43(4), 315-330. https://doi.org/10.1590/S0080-21072008000400003