As práticas de comunicação em projetos globais de desenvolvimento de produtos em multinacionais brasileiras

Autores

  • Franciane Freitas Silveira FEA-USP
  • Roberto Sbragia FEA-US; Departamento de Administração

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-21072010000200005

Palavras-chave:

projetos globais de desenvolvimento de produtos, multinacionais brasileiras, práticas de comunicação

Resumo

O objetivo da investigação aqui relatada foi mapear as práticas de comunicação aplicadas aos projetos globais de desenvolvimento de produtos de empresas multinacionais brasileiras e analisar se essas práticas variam de acordo com algumas características dos projetos. Trata-se de um estudo de natureza exploratória, cujo método de pesquisa foi o estudo de casos múltiplos. Os resultados permitiram verificar que a frequência da comunicação nos projetos globais diminui com a distância, o que dificulta o controle e a coordenação das equipes. No entanto, por si só a distância, embora imponha desafios adicionais, não causa necessariamente problemas de comunicação, pois pode ser contornada pelo apoio das ferramentas eletrônicas de comunicação. O estudo permitiu concluir, também, que o uso das práticas de comunicação, bem como a importância dada a elas variam em função de algumas características dos projetos, incluindo o tipo de projeto, os estágios do ciclo de vida, o nível de complexidade e os arranjos integrativos utilizados no desenvolvimento dos produtos. Apesar de ter sido possível identificar tais variações, observou-se que as práticas não ocorrem de forma padronizada nos projetos; ao contrário, são desenvolvidas de maneira improvisada e circunstancial e não contam com um planejamento específico no início do projeto.

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Publicado

2010-06-01

Edição

Seção

Gestão Tecnológica

Como Citar

As práticas de comunicação em projetos globais de desenvolvimento de produtos em multinacionais brasileiras. (2010). Revista De Administração, 45(2), 142-155. https://doi.org/10.1590/S0080-21072010000200005