Estudo de modelos de previsão tecnológica aplicados à substituição de embalagens de refrigerantes para o mercado brasileiro

Autores

  • Marcos Paixão Garcez Fundação Instituto de Administração (FIA); Curso de MBA
  • James Terence Coulter Wright FEA-USP; Departamento de Administração

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-21072010000300005

Palavras-chave:

previsão tecnológica, substituição tecnológica, modelos não lineares, curvas S

Resumo

Em um ambiente empresarial caracterizado por rápidas e radicais transformações, são inegáveis as mudanças trazidas pela inovação tecnológica e os modelos de previsão apresentam crescente interesse como ferramentas de apoio à decisão estratégica. O estudo aqui relatado traz uma análise da importância do uso de modelos não lineares de previsão tecnológica de Gompertz e Fisher-Pry, baseados em substituição de tecnologias, aplicados ao segmento de embalagens de bebidas. Apresenta-se a revisão teórica relacionada ao tema para, em seguida, analisar o contexto do segmento estudado, refrigerantes, maior mercado de bebidas no Brasil e no qual o País ocupa o terceiro lugar em nível mundial. A partir da metodologia de análise quantitativa da série histórica de dados da participação relativa das diferentes tecnologias de embalagens, verifica-se o modelo de melhor ajuste à substituição das embalagens de vidro, predominantes no início da série histórica, pelas embalagens de polietileno tereftalato (PET), considerada a tecnologia substituinte, no segmento de refrigerantes. Realiza-se a previsão até o ano de 2010. Apresenta-se, ao final, uma análise correlacionando os modelos de melhor ajuste e as particularidades dos mercados. Conclui-se que os modelos, desde que se entenda a dinâmica da substituição, se prestam bem à previsão tecnológica e auxiliam na tomada de decisões que se reflitam em ações estratégicas.

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Publicado

2010-08-01

Edição

Seção

Gestão Tecnológica

Como Citar

Estudo de modelos de previsão tecnológica aplicados à substituição de embalagens de refrigerantes para o mercado brasileiro. (2010). Revista De Administração, 45(3), 255-270. https://doi.org/10.1590/S0080-21072010000300005