Estratégias tecnológicas de montadoras dos setores automobilístico e de linha branca: uma análise comparativa por meio de estudos de caso

Autores

  • Aline Lamon Cerra Universidade Federal de São Carlos
  • Jonas Lucio Maia Universidade Federal de São Carlos; Departamento de Engenharia de Produção; Estratégias Competitivas e de Operações
  • Alceu Gomes Alves Filho Universidade Federal de São Carlos; Departamento de Engenharia de Produção

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-21072010000300006

Palavras-chave:

estratégia tecnológica, capacidades tecnológicas, setor automobilístico, setor de linha branca

Resumo

Neste artigo, tem-se como objetivos identificar e analisar as estratégias tecnológicas de três montadoras de motores para automóveis e de três montadoras do setor de linha branca para, em um segundo momento, comparar os conjuntos de estratégias tecnológicas desses dois setores. Os resultados mostram que as estratégias tecnológicas adotadas pelas empresas estudadas nos dois setores são bastante semelhantes no que diz respeito às capacidades tecnológicas enfatizadas, havendo diferenças entre empresas do mesmo setor e entre setores quanto aos esforços que cada empresa despende em cada tipo de capacidade. As experiências recentes (mesmo que distintas) de reestruturação dos setores, as alterações no grau de autonomia das empresas em relação às respectivas matrizes e a priorização de objetivos estratégicos com alguma semelhança podem explicar a similaridade identificada. Contudo, a própria trajetória de desenvolvimento dos setores, além de aspectos intrínsecos a eles, justificam os diferentes esforços despendidos para as capacidades tecnológicas (semelhantes). Foram identificados como os principais fatores que influenciam e diferenciam as estratégias tecnológicas: complexidade tecnológica dos produtos; política de produtos globais e estrutura de pesquisa e desenvolvimento adotadas pelas matrizes das empresas; prioridades competitivas e aspectos estruturais e relacionais das cadeias de suprimentos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2010-08-01

Edição

Seção

Gestão Tecnológica

Como Citar

Estratégias tecnológicas de montadoras dos setores automobilístico e de linha branca: uma análise comparativa por meio de estudos de caso. (2010). Revista De Administração, 45(3), 271-284. https://doi.org/10.1590/S0080-21072010000300006