Efeitos da responsabilidade social corporativa na intenção de compra e no benefício percebido pelo consumidor: um estudo experimental

Autores

  • Daniela Abrantes Ferreira Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Marcos Ávila UFRJ; Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração
  • Marina Dias de Faria Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-21072010000300007

Palavras-chave:

responsabilidade social, preço, decisão de compra

Resumo

Os consumidores vêm demonstrando preocupação crescente com os impactos sociais e ambientais das ações empresariais. Nesse contexto, a responsabilidade social corporativa (RSC) vem ganhando importância e gerando um debate significativo nos meios acadêmico e empresarial. Diversos autores têm adotado a premissa teórica de que o consumidor percebe um benefício adicional na compra de produtos que estejam associados à RSC. Trata-se de um benefício relacionado a sentir-se bem por estar fazendo bem aos outros. Neste trabalho, tem-se como objetivo investigar os efeitos da RSC no benefício percebido pelo consumidor e em sua intenção de compra, num contexto em que a empresa socialmente responsável pratica um preço maior do que o da concorrência. Por meio de um experimento, foi testado o efeito da RSC nas variáveis dependentes. Foi elaborada uma escala de medida para a variável benefício percebido, inexistente na literatura. Os resultados obtidos indicaram que os consumidores pesquisados perceberam um benefício adicional na compra do produto da empresa socialmente responsável e mostraram-se dispostos a pagar 10% a mais por esse produto. Ao final, as principais limitações, conclusões e sugestões para pesquisas futuras são indicadas.

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Publicado

2010-08-01

Edição

Seção

Marketing

Como Citar

Efeitos da responsabilidade social corporativa na intenção de compra e no benefício percebido pelo consumidor: um estudo experimental. (2010). Revista De Administração, 45(3), 285-296. https://doi.org/10.1590/S0080-21072010000300007