O aprendizado como explicação do desenvolvimento exportador

Autores

  • Ângela França Versiani Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Sérgio Fernando Loureiro Rezende Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-21072011000100007

Palavras-chave:

desenvolvimento exportador, aprendizagem, exportação, trajetórias internacionais

Resumo

No presente artigo, tem-se por objetivo analisar os mecanismos que geram e sustentam trajetórias exportadoras duradouras. Ao se utilizar a noção de trajetória, a sua principal contribuição está em discutir como o aprendizado se constitui em dimensão explicativa do desenvolvimento exportador. Com vistas a essa contribuição, analisa-se, mediante o método qualitativo, de natureza longitudinal, a permanência-continuidade nas exportações de duas empresas do setor de calçados, em um período que compreende os anos de 1970 a 2005. Os resultados da análise indicam que a permanência-continuidade da trajetória exportadora está relacionada a uma confluência de causas que expressam um ciclo de eventos-reflexões que se retroalimentam mutuamente, desencadeando a permanência-continuidade da trajetória. Do ponto de vista teórico, esse resultado sugere que o desenvolvimento exportador é um fenômeno complexo com dinâmica não linear, o que contrasta com as proposições dominantes na literatura sobre exportação.

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Publicado

2011-03-01

Edição

Seção

Estratégia & Economia de Empresas

Como Citar

O aprendizado como explicação do desenvolvimento exportador. (2011). Revista De Administração, 46(1), 73-86. https://doi.org/10.1590/S0080-21072011000100007