A estratégia como prática social nas organizações: articulações entre representações sociais, estratégias e táticas cotidianas

Autores

  • Alfredo Rodrigues Leite da Silva Universidade Federal do Espírito Santo; Departamento de Administração
  • Alexandre de Pádua Carrieri Universidade Federal de Minas Gerais; Faculdade de Ciências Econômicas; Departamento de Ciências Administrativas
  • Gelson Silva Junquilho Universidade Federal do Espírito Santo; Departamento de Administração

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-21072011000200003

Palavras-chave:

organizações, prática social, representações sociais, estratégias e táticas cotidianas

Resumo

O objetivo neste artigo é propor um caminho teórico-metodológico que permita o estudo do fazer estratégia em organizações, a partir de uma abordagem inserida na visão da estratégia como prática social, na qual os contextos - macro e microssociais -, bem como suas delimitações, são manifestados pelos sujeitos desde as suas inserções nesses mesmos contextos, nos quais constroem suas práticas. Nessa abordagem, enfatiza-se ora o nível microssocial das práticas que envolvem o fazer das pessoas, ora o nível macrossocial das influências contextuais sobre essas práticas. Isso remete à necessidade de uma delimitação entre os dois níveis, comumente realizada a priori pelo pesquisador (WILSON e JARZABKOWSKI, 2004). Nesse sentido, oferece-se uma proposta que permite reconhecer o espaço dos sujeitos sociais para definir essas delimitações. Para tanto, articulam-se no texto as seguintes contribuições teóricas: reflexões sobre a ideia de gestão como prática social (REED, 1989) e das representações sociais que oferecem uma alternativa para tratar os limites contextuais que envolvem o fazer das pessoas, dentro e fora das organizações (MOSCOVICI, 1961); as estratégias e táticas cotidianas dessas mesmas pessoas que evidenciam maneiras pelas quais os fazeres envolvem relações de interesses convergentes e divergentes (CERTEAU, 1994).

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Publicado

2011-06-01

Edição

Seção

Recursos Humanos & Organizações

Como Citar

A estratégia como prática social nas organizações: articulações entre representações sociais, estratégias e táticas cotidianas. (2011). Revista De Administração, 46(2), 122-134. https://doi.org/10.1590/S0080-21072011000200003