Organizações intensivas do conhecimento sua relação com as estratégias de marketing

Autores

  • Carla Winter Afonso Universidade Católica de Petrópolis
  • Luiz Roberto Calado Faculdades Alves e Faria

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-21072011000200005

Palavras-chave:

organizações intensivas do conhecimento, recursos, eficiência em marketing

Resumo

A intensa competição entre os mercados exige que as empresas sejam capazes de desenvolver e gerenciar de forma eficaz seus recursos, sejam eles financeiros, estruturais ou de pessoal. Na literatura, há predominância de abordagens que consideram o capital como o principal recurso a ser gerenciado, entretanto, na economia baseada na informação e de serviço intensivo, atributos como rapidez, flexibilidade, inovação e pessoal capacitado tornam-se cada vez mais essenciais para que as organizações se mantenham competitivas. Diante dessa realidade, o conhecimento deve ser considerado um recurso estratégico valioso para o estabelecimento de vantagem competitiva sustentável nas organizações; porém, nas intensivas em conhecimento, ele torna-se um atributo essencial. Neste artigo, o objetivo é discutir a eficiência de marketing e sua relação com as organizações intensivas do conhecimento (OIC). Aborda-se a discussão de como a utilização de uma metodologia baseada no recurso conhecimento na organização pode auxiliar no desenvolvimento das estratégias de marketing. Nesse sentido, são apresentadas as principais características das OIC e como a utilização de metodologias baseadas em recursos pode impulsionar o funcionamento organizacional.

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Publicado

2011-06-01

Edição

Seção

Marketing

Como Citar

Organizações intensivas do conhecimento sua relação com as estratégias de marketing. (2011). Revista De Administração, 46(2), 150-160. https://doi.org/10.1590/S0080-21072011000200005