Benefícios da aglomeração de firmas: evidências do arranjo produtivo de semijoias de Limeira

Autores

  • José Carlos Thomaz Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Eliane Pereira Zamith Brito Fundação Getulio Vargas; Escola de Administração de Empresas de São Paulo
  • Reynaldo Cavalheiro Marcondes Universidade Presbiteriana Mackenzie; Centro de Ciências Sociais e Aplicadas
  • Fernando Coelho Martins Ferreira Fundação Getulio Vargas

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-21072011000200008

Palavras-chave:

arranjos produtivos locais, cooperação, sustentação, Limeira

Resumo

Estudos apontam que a aglomeração local de firmas de uma mesma atividade econômica produz externalidades oriundas da especialização da mão de obra, do surgimento de infraestrutura e da troca de informação. Essas externalidades afetariam o desempenho das firmas. Assim, no estudo aqui apresentado teve-se como objetivo evidenciar os benefícios da aglomeração de firmas, explorando a produção de semijoias de Limeira (São Paulo). Entrevistas em profundidade com entidades e empresários do arranjo produtivo local foram exploradas, aplicando-se análise de conteúdo, e cruzadas com dados secundários, visando-se analisar a atividade econômica local. Há ação cooperada apenas entre pequenos grupos de firmas, que criam valor para a empresa individual que coopera. Ações coordenadas pela associação dos fabricantes para melhorar a imagem via comunicação, explorando os aspectos positivos do produto local, também têm sido relevantes para o desempenho das firmas. A disponibilidade de mão de obra especializada é um fator que reduz custos, mas falta obter ganhos de qualidade. Transmissão informal de conhecimento sobre melhorias no processo produtivo e presença de fornecedores ajudando no desenvolvimento de design são aspectos relevantes para a categoria de produto, fortemente relacionada à moda. O apoio de universidades e centros de pesquisa na formação de mão de obra também traz benefício às empresas. Há efeitos negativos da proximidade, e o mais evidente é a falta de diferenciação entre os produtos e a consequente competição por preço.

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Publicado

2011-06-01

Edição

Seção

Estratégia & Economia de Empresas

Como Citar

Benefícios da aglomeração de firmas: evidências do arranjo produtivo de semijoias de Limeira. (2011). Revista De Administração, 46(2), 191-206. https://doi.org/10.1590/S0080-21072011000200008