Análise dos recursos organizacionais que sustentam a vantagem competitiva

Autores

  • Yeda Maria Pereira Pavão Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão; Departamento de Administração
  • Simone Sehnem Universidade do Vale do Itajaí
  • Valmir Emil Hoffmann Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-21072011000300003

Palavras-chave:

resource-based view, modelo VRIO, vantagem competitiva sustentável

Resumo

No estudo aqui apresentado identificou-se a relação entre os recursos valiosos, inimitáveis, raros e organizáveis, e a vantagem competitiva sustentável (VCS) em duas organizações. As selecionadas para a efetivação desse trabalho foram: a Coamo Agroindustrial Cooperativa, que atua no segmento de cooperativa, e a industrial Cristófoli Equipamentos de Biossegurança Ltda. Trata-se de estudo de casos, com procedimentos descritivo-qualitativos, desenvolvido com os gestores do nível estratégico e tático. A operacionalização do estudo deu-se a partir do levantamento e da identificação das pessoas envolvidas no processo estratégico dispostas a participar da pesquisa e realizar as entrevistas. O estudo revelou que as fontes de recursos encontradas pelas organizações, e que as tornaram potenciais geradoras de vantagem competitiva, apresentaram desempenho superior ao de seus concorrentes pelos resultados alcançados, o que garantiu sustentabilidade a ambas. Na Coamo, os dados mostraram que os recursos que se destacaram e são geradores de vantagem competitiva variam entre: financeiros, físicos, humanos e organizacionais. Já para a Cristófoli, destacaram-se os recursos físicos e humanos. Concluiu-se que as duas organizações, a partir da combinação adequada de seus recursos, fazem uso de distintas formas de obtenção de vantagem competitiva, como os recursos físicos, da reputação empresarial, dos recursos de capital humanos e organizacionais, provenientes da estrutura e da política de atuação.

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Publicado

2011-09-01

Edição

Seção

Estratégia & Economia de Empresas

Como Citar

Análise dos recursos organizacionais que sustentam a vantagem competitiva. (2011). Revista De Administração, 46(3), 228-242. https://doi.org/10.1590/S0080-21072011000300003