Congruências entre posicionamentos estratégicos e redes de negócios: estudo de caso de uma subsidiária brasileira

Autores

  • Márcio Roberto Moran Universidade de São Paulo; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade; Programa de Pós-Graduação em Administração; Departamento de Administração
  • Sandra Façanha Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado; Fundação Instituto de Administração
  • Marilson Alves Gonçalves Universidade de São Paulo; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade; Departamento de Administração
  • Adalberto Américo Fischmann Universidade de São Paulo; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade; Departamento de Administração

DOI:

https://doi.org/10.5700/rausp1026

Palavras-chave:

posicionamento estratégico, redes de negócios, estratégia, subsidiárias, globalização

Resumo

Na pesquisa exploratória aqui relatada, realizada em 2009 e guiada por uma extensa revisão bibliográfica e pelo emprego do método de estudo de caso, busca-se identificar congruências entre o posicionamento estratégico adotado pela subsidiária brasileira de uma corporação multinacional e o tipo de rede de negócios por ela integrada. Apoiando-se em dois modelos específicos da literatura acadêmica sobre os temas mencionados (posicionamento estratégico e redes), as conclusões dessa investigação sugerem que as Redes Verticais de Demanda e Fornecimento (MOLLER e RAJALA, 2007) são adequadas para operacionalizar o posicionamento definido como Melhor Produto no Modelo Delta (HAX e WILDE II, 1999; 2001).

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Publicado

2012-03-01

Edição

Seção

Estratégia & Economia de Empresas

Como Citar

Congruências entre posicionamentos estratégicos e redes de negócios: estudo de caso de uma subsidiária brasileira. (2012). Revista De Administração, 47(1), 68-80. https://doi.org/10.5700/rausp1026