Troca e criação de valor: possibilidades competitivas advindas da estratégia de redes

Autores

  • Jamur Johnas Marchi Universidade Federal do Pampa
  • Paulo Cassanego Junior Universidade Federal do Pampa
  • Milton Luiz Wittmann Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-21072012000200003

Palavras-chave:

redes de empresas, troca de valor, criação de valor

Resumo

O compartilhamento de custos e de conhecimento, traduzidos neste trabalho por troca e criação de valor, foi objeto de estudo em duas redes empresariais do varejo alimentício, localizadas na região central do estado do Rio Grande do Sul. O objetivo foi investigar se essas possibilidades competitivas, advindas da estratégia de rede, estão sendo exploradas pelos gestores das empresas associadas. A pesquisa foi conduzida pelo método de estudo de caso, cuja coleta de dados processou-se por meio de visitas in loco acompanhadas de entrevistas com os principais executivos das redes e de questionários para os gestores das empresas associadas. Como resultado, pôde-se perceber que ambas exploram com maior ênfase as possibilidades de troca de valor, principalmente nas relações conjuntas de aquisição e relacionamento com clientes, em detrimento dos outros componentes da cadeia de valor. Por outro lado, em termos de criação de valor, verificou-se que existe um ambiente de intensa aprendizagem em ambas as redes, mas evidenciaram-se dificulda- des de efetivar a criação de valor com ações conscientes.

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Publicado

2012-06-01

Edição

Seção

Estratégia & Economia de Empresas

Como Citar

Troca e criação de valor: possibilidades competitivas advindas da estratégia de redes. (2012). Revista De Administração, 47(2), 180-196. https://doi.org/10.1590/S0080-21072012000200003