Proposição de um modelo exploratório dos fatores relevantes para o desempenho profissional do CIO brasileiro

Autores

  • Etienne Hubert Vreuls Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Luiz Antonio Joia Fundação Getulio Vargas; Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas; Laboratório de Pesquisa em Governo e Negócios Eletrônicos

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-21072012000200011

Palavras-chave:

Chief Information Officer, CIO, desempenho profissional, tecnologia da informação

Resumo

O objetivo neste trabalho é obter um modelo exploratório dos fatores relevantes para o desempenho profissional do Chief Information Officer (CIO) brasileiro. Para tal, foi realizada uma pesquisa de natureza exploratória por meio de abordagem quantitativa. Foram considerados na pesquisa seis frameworks teóricos encontrados na literatura mundial, os quais descrevem atributos associados ao desempenho profissional do CIO, buscando assim obter-se um melhor entendimento do problema de pesquisa. A partir daí, foi elaborado um questionário, sendo esse o instrumento de coleta de dados utilizado neste estudo. Aplicado o questionário, a partir de um web survey, obteve-se a participação de 111 respondentes, todos CIOs brasileiros. Uma vez efetuada a coleta de dados, foi adotada análise fatorial exploratória, com o propósito de obter-se um modelo exploratório. Como resultado do estudo, propôs-se um modelo exploratório de sete fatores relevantes para o desempenho profissional do CIO brasileiro, quais sejam: visão do negócio; suporte à organização via tecnologia da informação (TI); capacidade de influenciar a organização; capacidade técnica; networking externo; gestão da operação de TI; e visão inovadora do uso de TI. Ao final, são apresentadas as limitações do artigo, assim como propostos passos futuros para essa linha de pesquisa.

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Publicado

2012-06-01

Como Citar

Vreuls, E. H., & Joia, L. A. (2012). Proposição de um modelo exploratório dos fatores relevantes para o desempenho profissional do CIO brasileiro. Revista De Administração, 47(2), 307-324. https://doi.org/10.1590/S0080-21072012000200011

Edição

Seção

Tecnologia de Informação