Avaliação da adequação de aplicação de técnicas multivariadas em estudos do comportamento do consumidor em teses e dissertações de duas instituições de ensino superior

Autores

  • Maria Aparecida Gouvêa Universidade de São Paulo; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade; Departamento de Administração
  • Leandro Campi Prearo Universidade Municipal de São Caetano do Sul
  • Maria do Carmo Romeiro Universidade Municipal de São Caetano do Sul

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-21072012000200013

Palavras-chave:

análise multivariada, adequação do uso de técnicas estatísticas, comportamento do consumidor

Resumo

Este artigo faz parte de um amplo estudo de avaliação da adequação no uso de técnicas estatísticas multivariadas em teses e dissertações de duas instituições de ensino superior na área de marketing na temática do comportamento do consumidor, entre 1997 e 2006. Neste artigo são focalizadas onze técnicas multivariadas (análise de regressão, análise discriminante, análise de regressão logística, correlação canônica, análise multivariada de variância, análise conjunta, modelagem de equações estruturais, análise fatorial, análise de conglomerados, análise de correspondência, escalonamento multidimensional), as quais têm apresentado grande potencial de uso em estudos de marketing. Foi objetivo no trabalho relatado a análise da adequação do emprego dessas técnicas às necessidades dos problemas de pesquisa apresentados nas teses e dissertações e, também, a aferição do nível de adequação no atendimento de suas premissas. De forma geral, os resultados sugerem a necessidade de um aumento do comprometimento dos pesquisadores na verificação de todos os preceitos teóricos de aplicação das técnicas multivariadas.

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Publicado

2012-06-01

Como Citar

Gouvêa, M. A., Prearo, L. C., & Romeiro, M. do C. (2012). Avaliação da adequação de aplicação de técnicas multivariadas em estudos do comportamento do consumidor em teses e dissertações de duas instituições de ensino superior. Revista De Administração, 47(2), 338-355. https://doi.org/10.1590/S0080-21072012000200013

Edição

Seção

Ensino, Pesquisa & Produção Acadêmica