Desempenho organizacional e suas relações com competências gerenciais, suporte organizacional e treinamento

Autores

  • Hugo Pena Brandão Universidade Corporativa Banco do Brasil
  • Jairo Eduardo Borges-Andrade Universidade de Brasília; Departamento de Psicologia Social e do Trabalho
  • Tomás de Aquino Guimarães Universidade de Brasília; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade

DOI:

https://doi.org/10.5700/rausp1056

Palavras-chave:

competências gerenciais, percepção de suporte organizacional, treinamento, desempenho organizacional

Resumo

Na pesquisa aqui relatada, objetivou-se verificar a existência de relações preditivas entre as competências expressas por gerentes de agências bancárias, a percepção deles sobre o suporte organizacional, o número de horas dedicadas por eles a treinamentos e o desempenho das agências em que atuam. Valeu-se de questionários estruturados para coleta de dados primários, sendo a amostra constituída por 186 gerentes de agências e 77 superintendentes regionais do Banco do Brasil. Utilizaram-se, também, dados secundários sobre o desempenho das agências em seis dimensões: resultado econômico, estratégia e operações, sociedade, clientes, processos e comportamento organizacional. Foram realizadas análises de regressão padrão para teste do modelo de investigação. As competências relativas à gestão estratégica e à gestão financeira revelaram-se preditoras de diferentes dimensões do desempenho das agências. Outras competências (gestão de processos e gestão socioambiental), o número de horas dedicadas a treinamentos e a percepção dos gestores acerca das práticas de gestão de desempenho da empresa (uma dimensão do suporte organizacional) apresentaram efeitos menos abrangentes. Depois de isolados os efeitos de variáveis de controle, as variâncias explicadas pelos referidos preditores situaram-se entre 2,2% e 6,8%. Recaiu sobre o desempenho da agência na perspectiva clientes o menor percentual de explicação e sobre o desempenho nas perspectivas resultado econômico e estratégia e operações a maior variância explicada. Ao final, são discutidas implicações dos resultados e apresentadas recomendações práticas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2012-12-01

Edição

Seção

Recursos Humanos & Organizações

Como Citar

Desempenho organizacional e suas relações com competências gerenciais, suporte organizacional e treinamento . (2012). Revista De Administração, 47(4), 523-539. https://doi.org/10.5700/rausp1056