Relação entre tamanho e desenvolvimento de competências organizacionais em multinacionais brasileiras

Autores

  • Felipe Mendes Borini Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo
  • Dinorá Eliete Floriani Universidade do Vale do Itajaí; de Pós-Graduação em Administração
  • Maria Tereza Leme Fleury Fundação Getulio Vargas; Escola de Administração de Empresas de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5700/rausp1061

Palavras-chave:

multinacionais brasileiras, pequenas empresas, competências organizacionais, internacionalização, estratégia organizacional

Resumo

O objetivo neste artigo é verificar a importância do tamanho da empresa no desenvolvimento de competências. O pressuposto central é que multinacionais brasileiras de pequeno porte precisam desenvolver mais competências organizacionais quando comparadas com multinacionais de grande porte. Os dados decorrem de um survey que obteve a resposta de 92 empresas brasileiras, a saber: 48 multinacionais de grande porte e 44 multinacionais de pequeno porte. Técnicas estatísticas de análise fatorial e modelagem linear generalizada são usadas para verificar a influência do tamanho da multinacional no desenvolvimento de competências. O resultado mostra que multinacionais brasileiras de pequeno porte desenvolvem mais competências no exterior quando comparadas com as grandes empresas. Portanto, ao menos para as multinacionais brasileiras, como representantes das empresas de países emergentes, o tamanho é um aspecto central para explicar as estratégias de desenvolvimento de competências no exterior.

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Publicado

2012-12-01

Edição

Seção

Estratégia & Economia de Empresas

Como Citar

Relação entre tamanho e desenvolvimento de competências organizacionais em multinacionais brasileiras . (2012). Revista De Administração, 47(4), 596-608. https://doi.org/10.5700/rausp1061