Dividendos e informação assimétrica: análise do novo mercado

Autores

  • Luiz Maurício Franco Moreiras Banco Central do Brasil
  • Elmo Tambosi Filho Universidade Metodista de São Paulo
  • Fabio Gallo Garcia Fundação Getulio Vargas de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5700/rausp1066

Palavras-chave:

informação assimétrica, novo mercado, política de dividendos

Resumo

Em dezembro de 2000, a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) criou uma listagem em que diferenciava as empresas que voluntariamente aceitassem práticas de governança corporativa adicionais àquelas exigidas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). A finalidade da inovação era estreitar a relação entre as empresas e os seus investidores, diminuindo a assimetria informacional e dando maior segurança ao investidor. O objetivo neste artigo é testar os efeitos gerados por essa iniciativa sobre a informação assimétrica do mercado acionário. Para tanto, foi realizado um estudo de eventos tendo como variável central a política de dividendos. O resultado revela que as companhias que aderiram aos mercados com graus diferenciados de governança apresentam menores graus de informação assimétrica e, desse modo, inseriram-se em um ambiente institucional mais seguro. Em outras palavras, a iniciativa da Bovespa teve êxito ao mitigar o problema da informação assimétrica no mercado acionário brasileiro.

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Publicado

2012-12-01

Edição

Seção

Finanças & Contabilidade

Como Citar

Dividendos e informação assimétrica: análise do novo mercado . (2012). Revista De Administração, 47(4), 671-682. https://doi.org/10.5700/rausp1066