A arte de (sobre)viver coletivamente: estudando a identidade do Grupo Galpão

Autores

  • Mariana Mayumi Pereira de Souza Membro do Núcleo de Estudos Organizacionais e Sociedade
  • Alexandre de Pádua Carrieri Núcleo de Estudos Organizacionais e Sociedade

DOI:

https://doi.org/10.5700/rausp1070

Palavras-chave:

identidade, prática discursiva, identidade coletiva, grupo de teatro

Resumo

O objetivo neste artigo foi analisar o processo de construção da identidade coletiva do Grupo Galpão, um grupo de atores de teatro fundado em 1982 e sediado em Belo Horizonte. O tema da identidade foi abordado em relação ao contexto da indústria cultural. Para o estudo da identidade, partiu-se do nível individual para entender significados coletivamente partilhados, notadamente em relação aos objetivos e à estrutura do grupo. Sendo a identidade individual construída a partir das práticas discursivas e sendo essas últimas sempre relacionadas a estruturas sociolinguísticas e aos gêneros discursivos, a identidade individual é revelada em determinado contexto e em relação a outras identidades, individuais e coletivas. Entende-se, na pesquisa aqui apresentada, que os espaços de interação delimitados pelas identidades coletivas fornecem limites para a expressão das identidades individuais. Entretanto, ocasionalmente, o indivíduo lograria transformar-se e transformar ativamente os espaços que lhe impõem relações de dominação. Para penetrar na realidade cotidiana do Grupo Galpão, foram realizadas observações e entrevistas em profundidade, as quais foram tratadas pela análise do discurso. Ao final da pesquisa, foram evidenciados aspectos identitários do Grupo Galpão que comprovam a estabilidade do grupo, mas que revelam tensões entre a racionalidade do mercado de bens culturais e a racionalidade intrínseca à produção artística autêntica.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2013-03-01

Edição

Seção

Recursos Humanos & Organizações

Como Citar

A arte de (sobre)viver coletivamente: estudando a identidade do Grupo Galpão . (2013). Revista De Administração, 48(1), 7-20. https://doi.org/10.5700/rausp1070