Do mainframe à nuvem: inovações, estrutura industrial e modelos de negócios nas tecnologias da informação e da comunicação

Autores

  • Paulo Bastos Tigre Universidade Federal do Rio de Janeiro; Instituto de Economia
  • Vitor Branco Noronha Universidade Federal do Rio de Janeiro; Instituto de Economia

DOI:

https://doi.org/10.5700/rausp1077

Palavras-chave:

tecnologias da informação e da comunicação, inovação, história da informática, modelos de negócios, estrutura industrial, mainframes, minicomputadores, microcomputadores, Internet, computação em nuvem, Google, empresas paradigma, política industrial

Resumo

Inovações radicais nas tecnologias da informação e da comunicação (TIC) abrem oportunidades para o desenvolvimento de novos modelos de negócios que, quando bem-sucedidos, acabam por alterar a própria estrutura da indústria global. A partir da revisão de mudanças estruturais ocorridas nas TIC nas últimas cinco décadas, neste artigo analisam-se a relação entre novas tecnologias, o surgimento de empresas consideradas paradigmas e seus respectivos modelos de negócios visando contribuir para o processo de formulação de estratégias empresariais e políticas públicas. O caso da empresa Google, responsável pela última onda de inovações radicais no setor, é analisado com base na recente literatura sobre a economia da informação visando exemplificar o impacto das mudanças tecnológicas no padrão de competição da indústria.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2013-03-01

Edição

Seção

Tecnologia de Informação

Como Citar

Do mainframe à nuvem: inovações, estrutura industrial e modelos de negócios nas tecnologias da informação e da comunicação . (2013). Revista De Administração, 48(1), 114-127. https://doi.org/10.5700/rausp1077