Excesso de confiança em relação aos preços de venda: um estudo entre cafeicultores

Autores

  • Rodrigo Lanna Franco da Silveira Universidade Estadual de Campinas; Instituto de Economia
  • Alexandre Gori Maia Universidade Estadual de Campinas; Instituto de Economia
  • Maria Sylvia Macchione Saes Universidade de São Paulo; Centers for Organization Studies; Núcleo de Pesquisa
  • José César Cruz Júnior Universidade Federal de São Carlos; Departamento de Economia

DOI:

https://doi.org/10.5700/rausp1095

Resumo

Os produtores rurais, de forma geral, administram suas propriedades contando com a própria experiência. As causas desse quadro abrangem aspectos relativos a características do produtor, preferências em relação aos diferentes instrumentos de gestão disponíveis, além de questões comportamentais. Na pesquisa aqui relatada teve-se o objetivo de verificar a existência de excesso de confiança em um grupo de cafeicultores com relação aos preços de venda e, além disso, caracterizar o grupo com tal atributo. A partir de entrevistas com 244 cafeicultores, os resultados apontaram para a existência de um grupo de 95 produtores (38,9% da amostra) com excesso de confiança quando computada a variância histórica a partir dos preços de safra e entressafra. Quando utilizados apenas os meses de safra, o excesso de confiança foi encontrado para um grupo de 116 cafeicultores (47,5% da amostra). Utilizando análise fatorial e método de cluster, observou-se que agentes que avaliam o mercado de café como não arriscado, que possuem alta propensão ao risco e baixo nível de conhecimento de derivativos tendem a ter excesso de confiança em preços.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2013-09-01

Edição

Seção

Estratégia & Economia de Empresas

Como Citar

Excesso de confiança em relação aos preços de venda: um estudo entre cafeicultores . (2013). Revista De Administração, 48(3), 399-408. https://doi.org/10.5700/rausp1095