Estudo dos fatores que determinam a formação do capital social familiar em empresas familiares na região sul de Minas Gerais

Autores

  • Daniela Meirelles Andrade Universidade Federal de Lavras
  • Juvêncio Braga de Lima Universidade FUMEC
  • Luiz Marcelo Antonialli Universidade Federal de Lavras; Departamento de Administração e Economia
  • Geraldo Alemandro Leite Filho Universidade Estadual de Montes Claros; Departamento de Ciências Contábeis

DOI:

https://doi.org/10.5700/rausp1097

Resumo

No estudo aqui relatado identificaram-se os fatores que levam à formação do capital social familiar em empresas familiares. Para atingir o objetivo proposto, utilizou-se, como aporte teórico, a teoria do capital social e do capital social familiar. Para tanto, foi realizada uma pesquisa exploratória, do tipo survey, em 120 empreendimentos familiares. Aplicou-se questionário, sob a forma de entrevista, a todos os empresários. Os dados foram analisados por meio de análise fatorial. Os resultados foram apresentados em dois blocos: primeiro, a caracterização da amostra em relação ao perfil do respondente e ao perfil do empreendimento, bem como a apresentação da frequência de cada uma das assertivas; na segunda parte, foi feita a análise fatorial, após a qual foram identificados sete fatores relacionados com a formação do capital social familiar. São eles: diálogo colaborativo, rede familiar, infraestrutura moral, confiança, normas éticas, ideias próprias e canais de informação externos. O capital social familiar é solidificado por meio do diálogo colaborativo, a partir do qual é possível enraizar, na família e na empresa, as normas éticas, originando o que se chama de infraestrutura moral, quando a família e a empresa estão em sintonia interna e externa. Em um sentido contraditório, a ausência do diálogo colaborativo gera autoritarismo por parte dos dirigentes e membros da família, prevalecendo ideias próprias, as quais foram identificadas como fator contraditório à formação do capital social familiar.

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Publicado

2013-09-01

Edição

Seção

Estratégia & Economia de Empresas

Como Citar

Estudo dos fatores que determinam a formação do capital social familiar em empresas familiares na região sul de Minas Gerais . (2013). Revista De Administração, 48(3), 426-439. https://doi.org/10.5700/rausp1097