A relação entre necessidade de toque e desejo por produtos únicos e solução de problema (inter)dependente do consumidor

Autores

  • Valter Afonso Vieira Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.5700/rausp1101

Resumo

Algumas pessoas podem não comprar produtos sem os tocar em primeiro lugar, acreditando que isso poderia gerar mais garantia de informações e reduzir a incerteza da compra. A literatura sugere um instrumento para medir a experiência de toque, chamado Necessidade de Toque. Neste trabalho, tem-se por objetivo analisar se a necessidade de toque é empiricamente consistente. Com base em revisão de literatura, hipóteses de pesquisa são sugeridas a fim de avaliar a validade nomológica, convergente e discriminante do fenômeno. A partir delas, quatro suposições foram suportadas na direção esperada. Necessidade de toque foi associada com dependência e interdependência na tomada de decisão. Necessidade de toque não foi associada com desejo de consumir produtos únicos. Os resultados mostraram o construto como bi-dimensional. O efeito moderador foi também encontrado. Isso significa que quando o consumidor tem maior (vs. inferior) necessidade de toque, a motivação para fazer compras experimentais desempenha um papel mais (vs. menos) importante sobre a motivação impulsiva.

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Publicado

2013-09-01

Edição

Seção

Marketing

Como Citar

A relação entre necessidade de toque e desejo por produtos únicos e solução de problema (inter)dependente do consumidor . (2013). Revista De Administração, 48(3), 481-499. https://doi.org/10.5700/rausp1101