Um estudo sobre os aspectos que contribuem para a adoção do canal on-line para compra de livros, CDs e DVDs

Autores

  • Maria Aparecida Gouvêa Universidade de São Paulo; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade; Departamento de Administração
  • Sandra Sayuri Yamashita Nakagawa Universidade de São Paulo; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade; Departamento de Administração
  • Braulio Oliveira Fundação Educacional Inaciana Padre Sabóia de Medeiros

DOI:

https://doi.org/10.5700/rausp1102

Resumo

O objetivo neste estudo foi identificar os fatores relevantes na adoção do canal on-line para a realização de compras, tendo como principais referências os modelos Unified Theory of Acceptance and Use of Technology (UTAUT), de Venkatesh et al. (2003), de Heijden, Verhagen e Creemers (2003) e de Bramall, Schoefer e McKechnie (2004). Além da revisão da literatura dos assuntos pertinentes, foi realizada uma pesquisa de campo descritiva, de natureza quantitativa com uma amostra de 172 pessoas residentes na cidade de São Paulo, pertencentes às classes socioeconômicas A, B e C (critério Brasil), compradores de livros, CDs ou DVDs no canal off-line. Os dados coletados foram analisados com o uso de técnicas estatísticas nos contextos uni, bi e multivariado. Aplicou-se a técnica de modelagem de equações estruturais (MEE ou Structural Equation Modeling - SEM) para serem identificadas relações de dependência entre construtos e a contribuição de cada um deles na estimação das intenções de adoção da compra pela Internet. Entre os principais resultados encontrados, a atitude em relação ao uso da tecnologia, a confiança e a expectativa de desempenho figuraram como os aspectos mais relevantes para uma possível adoção do canal on-line.

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Publicado

2013-09-01

Edição

Seção

Marketing

Como Citar

Um estudo sobre os aspectos que contribuem para a adoção do canal on-line para compra de livros, CDs e DVDs . (2013). Revista De Administração, 48(3), 500-515. https://doi.org/10.5700/rausp1102