Por que ocorre? Como lidar? A percepção de professores de graduação em Administração sobre o assédio moral

Autores

  • Roberto Brazileiro Paixão Universidade Federal da Bahia; Escola de Administração
  • Daniel Reis Armond de Melo Universidade Federal do Amazonas
  • Jader Cristino de Souza-Silva Universidade Salvador
  • Kleomara Gomes Cerquinho Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.5700/rausp1103

Resumo

Tem-se observado em muitas pesquisas que o assédio moral do aluno para com o professor tem sido incrementado com o processo de mercantilização do ensino superior. Tal processo insere-se num cenário de desvalorização da figura do professor e de exaltação da concepção do aluno-cliente. Nesse sentido, abre-se espaço para práticas de assédio moral na relação aluno-professor. O propósito neste artigo é compreender por que acontece o assédio moral no vetor aluno-professor e o que pode ser feito para que esse comportamento seja evitado. Para cumprir o objetivo da investigação, foram coletados e analisados, pelo método do discurso do sujeito coletivo (DSC) de caráter qualiquantitativo, os depoimentos provenientes de 51 questionários respondidos por professores universitários. A análise das respostas dos professores universitários às questões de pesquisa oferece uma percepção do por quê da ocorrência do assédio moral aluno-professor na visão dos pesquisados, os quais identificam motivos que vão desde valores sociais não apreendidos até a mercantilização do ensino. A partir das respostas, verificam-se possibilidades de ação que apontam prioritariamente a discussão institucional como meio de suporte à vítima e como alicerce para ações preventivas, dentre outras atitudes individuais que influenciam positivamente esse tipo de assédio, e mesmo a disputa judicial como última instância para a solução do problema.

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Publicado

2013-09-01

Edição

Seção

Recursos Humanos & Organizações

Como Citar

Por que ocorre? Como lidar? A percepção de professores de graduação em Administração sobre o assédio moral . (2013). Revista De Administração, 48(3), 516-529. https://doi.org/10.5700/rausp1103