Espiritualidade na formação do administrador sob a ótica dos professores: um estudo de caso na Faculdade Gamma

Autores

  • Rogério Passos dos Santos Fundação Visconde de Cairú
  • Jader Cristino de Souza-Silva Universidade do Estado da Bahia; Departamento de Ciências Humanas

DOI:

https://doi.org/10.5700/rausp1114

Resumo

Nos últimos 25 anos, as teorias administrativas têm sido alvo de uma série de críticas, sobretudo quanto ao seu caráter instrumental. Como possível resposta a esse problema, na década de 1990 intensificaram-se as discussões sobre a temática da espiritualidade nas organizações. Todavia, apesar do crescente interesse internacional por esse assunto, a revisão de literatura acadêmica revela que, no Brasil, são quase inexistentes os estudos sobre esse tema. Ainda são mais raras as pesquisas que relacionam a formação do administrador com a temática da espiritualidade. Assim, o propósito neste estudo foi entender como tem sido a formação do administrador, no que tange aos princípios da espiritualidade. Para cumprir o objetivo da investigação, inicialmente se procurou realizar uma discussão teórica dos conceitos essenciais a este trabalho: críticas à formação tradicional do administrador, espiritualidade e espiritualidade na formação do administrador. A metodologia escolhida foi a qualitativa do tipo exploratório-descritiva, optando-se pelo estudo de caso como estratégia metodológica. Os resultados obtidos sinalizam, na faculdade pesquisada, um contexto marcado por inibidores de uma formação do administrador que contemple, de forma significativa, a questão da espiritualidade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2013-12-01

Edição

Seção

Recursos Humanos & Organizações

Como Citar

Espiritualidade na formação do administrador sob a ótica dos professores: um estudo de caso na Faculdade Gamma . (2013). Revista De Administração, 48(4), 688-701. https://doi.org/10.5700/rausp1114