Humor na Internet: trabalhadores utilizam nova estratégia para protestar contra demissões e terceirizações

Autores

  • Raquel Alves Furtado Universidade Católica de Minas Gerais
  • Alexandre de Pádua Carrieri Universidade Federal de Minas Gerais; Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração
  • Paula Fernandes Furbino Bretas Universidade Federal de Minas Gerais; Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração

DOI:

https://doi.org/10.5700/rausp1129

Resumo

O objetivo neste artigo é analisar de que forma trabalhadores de uma empresa utilizaram o humor para manifestar-se contra demissões e terceirizações ocorridas nos anos 2000. Enquanto ela pregava a implantação de uma nova maneira de ser da empresa, que seria mais moderna, transparente e participativa, os trabalhadores produziram dois vídeos, postados no YouTube, para contar outra história, ridicularizar o discurso oficial e protestar. Ao combinar a utilização do humor com a Internet, os trabalhadores demonstraram sua capacidade de atualizar-se e encontrar novas formas de manifestar-se diante das situações vividas por eles, o que parece ter ampliado seu poder na luta simbólica. Embora as demissões e terceirizações não tenham sido revertidas, a "nova" gestão foi substituída pelos acionistas após dois anos de mandato. Os vídeos foram analisados a partir da técnica de análise de discurso de base francesa, que considera textos orais e escritos como discursos, e com o suporte da semiótica para a análise das imagens que acompanham a letra. A análise indica que os trabalhadores denunciam o rompimento do contrato psicológico estabelecido pela empresa, que se baseava na estabilidade do emprego. Os autores dos vídeos associam a empresa a uma figura feminina, ora mãe, ora amante, e o trabalho nela como algo que estava predestinado em sua vida. Eles demonstram o sentimento de abandono e traição, condizente com esse tipo de situação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2014-03-01

Edição

Seção

Recursos Humanos & Organizações

Como Citar

Humor na Internet: trabalhadores utilizam nova estratégia para protestar contra demissões e terceirizações . (2014). Revista De Administração, 49(1), 33-44. https://doi.org/10.5700/rausp1129