O papel mediador entre confiança e desempenho organizacional

Autores

  • Marco Tulio Fundão Zanini Fundação Getulio Vargas; Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas
  • Carmen Pires Migueles Fundação Getulio Vargas; Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas

DOI:

https://doi.org/10.5700/rausp1130

Resumo

Neste artigo, busca-se contribuir para as discussões sobre a relação entre confiança e desempenho organizacional numa perspectiva econômica. Examinou-se o papel mediador entre confiança e desempenho organizacional a partir da análise da confiança como um elemento de coordenação informal dentro das organizações. Observou-se que a confiança interpessoal é um elemento central para a melhor compreensão dos contratos relacionais, como os contratos de trabalho, e que investimentos na criação e na manutenção de ambientes de trabalho baseados em confiança devem observar uma racionalidade econômica. Por meio de revisão na literatura para buscar compreender a necessidade e os benefícios de contextos sociais de alta e baixa confiança, concluiu-se que confiança é um elemento essencial para a execução de específicas tarefas organizacionais e observou-se sua relação mediadora com o desempenho.

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Publicado

2014-03-01

Edição

Seção

Recursos Humanos & Organizações

Como Citar

O papel mediador entre confiança e desempenho organizacional . (2014). Revista De Administração, 49(1), 45-58. https://doi.org/10.5700/rausp1130