Redes sociais, perfil empreendedor e trajetórias

Autores

  • Victor Silva Corrêa Universidade Católica de Minas Gerais
  • Gláucia Maria Vasconcellos Vale Universidade Católica de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5700/rausp1132

Resumo

Neste artigo, enfoca-se a trajetória dos empreendedores oriundos de camadas de baixa renda, que se projetaram no mundo empresarial. Sua base teórica advém da literatura sobre as redes sociais e o embeddedness, associada àquela sobre os atributos empreendedores. As evidências empíricas fazem parte do resultado de uma pesquisa qualitativa exploratória, derivada dos estudos de caso múltiplos holísticos, realizados com dois empreendedores localizados no município de Belo Horizonte, em Minas Gerais, Brasil. A metodologia contou com os recursos provenientes da sociometria longitudinal, o que tornou possível a identificação e a visualização do padrão de evolução das redes, além da verificação de seus momentos principais de transição. Os resultados evidenciam que o desenvolvimento dos empreendedores deve-se a uma interação positiva entre os recursos disponíveis nas redes sociais, que eles conseguiram acessar e alavancar ao longo do tempo, e, ao mesmo tempo, a presença de certos atributos pessoais.

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Publicado

2014-03-01

Edição

Seção

Empreendedorismo

Como Citar

Redes sociais, perfil empreendedor e trajetórias . (2014). Revista De Administração, 49(1), 77-88. https://doi.org/10.5700/rausp1132