Todo tipo de relacionamento consumidor-marca é eficiente?

Autores

  • Eliane Cristine Francisco-Maffezzolli Universidade Católica do Paraná; Programa de Pós-Graduação em Administração
  • Elder Semprebom Universidade Católica do Paraná
  • Paulo Henrique Muller Prado Universidade Federal do Paraná; Centro de Pesquisa e Pós-Graduação em Administração
  • Clara Márcia Ribeiro Centro Universitário UNA

DOI:

https://doi.org/10.5700/rausp1133

Resumo

O objetivo neste estudo foi investigar a existência de diferentes perfis de relacionamento consumidor-marca e sua respectiva eficiência na relação comercial. Três construtos da teoria de relacionamento com marcas foram avaliados: autoconexão, intimidade e interdependência com a marca. Foi realizado um survey com 441 casos. Os dados foram analisados por técnicas de cluster, fatorial e ANOVA. Três diferentes perfis foram encontrados: o relacionamento por inércia (RI), o qual sugere uma relação superficial e com menor poder de diferenciação sobre a marca; o relacionamento moderado (RM), o qual registrou avaliações intermediárias em todas as variáveis; o relacionamento verdadeiro (RV), o qual demonstra maior proximidade e conexão com a marca. Para verificar a eficiência desses tipos, foram avaliados os índices de satisfação, confiança, comprometimento e lealdade. Consumidores do tipo RI tendem a trocar de marca tão logo percebam vantagens maiores em outros concorrentes. Já os RM demonstram certa tendência de atitudes positivas em relação à marca, dependendo de seu contexto e oferta. O grupo RV demonstra maior tendência à continuidade do relacionamento. Do ponto de vista gerencial, perceber diferentes intensidades de relacionamento permite reconhecer que nem todo relacionamento é eficiente.

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Publicado

2014-03-01

Edição

Seção

Marketing

Como Citar

Todo tipo de relacionamento consumidor-marca é eficiente? . (2014). Revista De Administração, 49(1), 89-102. https://doi.org/10.5700/rausp1133