Marketing verde e práticas socioambientais nas indústrias do Paraná

Autores

  • Valéria Neder Lopes Universidade Norte do Paraná
  • Mário Nei Pacagnan Universidade Estadual de Londrina; Programa de Pós-Graduação em Administração

DOI:

https://doi.org/10.5700/rausp1135

Resumo

A preocupação das empresas com o meio ambiente e com todas as questões sociais envolvidas em seu processo tem se tornado uma constante nos últimos tempos. Devido a isso, estão surgindo novas formas de administrar os recursos disponíveis. Nesse contexto, enquadra-se o marketing verde que deve estar pautado em práticas ambientalmente corretas, com o intuito de gerar produtos e serviços mais sustentáveis, fortalecendo a imagem das empresas e diferenciando suas marcas no mercado. O intuito neste trabalho foi verificar se as grandes indústrias do Paraná estão se utilizando das práticas de marketing verde e se mantêm projetos de gestão socioambiental. Para atender a tais objetivos, elaborou-se uma pesquisa descritiva e quantitativa com 48 grandes empresas cadastradas na Federação das Indústrias do Paraná. Os resultados obtidos indicam que a maior parte das empresas possui departamento de marketing formalizado, mantém sistemas de gestão ambiental e utiliza moderadamente práticas de marketing verde.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2014-03-01

Edição

Seção

Marketing

Como Citar

Marketing verde e práticas socioambientais nas indústrias do Paraná . (2014). Revista De Administração, 49(1), 116-128. https://doi.org/10.5700/rausp1135