Relacionamentos e conhecimentos no processo de internacionalização da firma

Autores

  • Sylvio Leal Barbosa Universidade Católica de Minas Gerais
  • Sérgio Fernando Loureiro Rezende Universidade Católica de Minas Gerais
  • Angela França Versiani Pontifícia Universidade Católica; Programa de Pós-Graduação em Administração

DOI:

https://doi.org/10.5700/rausp1136

Resumo

A partir das variáveis relacionamento e conhecimento, o objetivo neste artigo foi analisar como a multinacional seleciona um modo de entrada para operar em um determinado mercado internacional e como essa escolha inicial evoluiu ao longo do tempo. Para tanto, elaborou-se um quadro teórico que combina três abordagens teóricas de internacionalização da firma: o modelo de Uppsala, a abordagem relacional e a literatura de desenvolvimento de subsidiárias. O método de pesquisa utilizado foi o estudo de caso de natureza qualitativa e perspectiva longitudinal do processo de internacionalização de uma multinacional estadunidense no mercado brasileiro. Os resultados mostram que quatro tipos de relacionamentos e três de conhecimentos se fizeram presentes nos eventos que caracterizaram a internacionalização dessa firma. Com base nesses resultados, foram sugeridas cinco novas hipóteses para futuros testes empíricos, as quais versam, em geral, sobre a interação entre relacionamentos e conhecimentos no processo de internacionalização da firma.

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Publicado

2014-03-01

Edição

Seção

Estratégia & Economia de Empresas

Como Citar

Relacionamentos e conhecimentos no processo de internacionalização da firma . (2014). Revista De Administração, 49(1), 129-140. https://doi.org/10.5700/rausp1136