Proposta de um modelo de gestão de programas de pós-graduação na área de Administração a partir dos sistemas de avaliação do Brasil (CAPES) e dos Estados Unidos (AACSB)

Autores

  • Emerson Antonio Maccari Universidade Nove de Julho; Programa de Pós-Graduação em Administração
  • Martinho Isnard Ribeiro de Almeida Universidade de São Paulo; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade; Departamento de Administração
  • Edson Luiz Riccio Universidade de São Paulo Paulo; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade; Departamento de Contabilidade
  • Thomas Brashear Alejandro University of Massachusetts Amherst; School of Management

DOI:

https://doi.org/10.5700/rausp1152

Resumo

O sistema brasileiro de avaliação de programas de pós-graduação vem evoluindo desde 1976, sendo considerado eficiente e moderno. No presente trabalho, o objetivo é propor um modelo de gestão de programas de pós-graduação stricto sensu em Administração do Brasil, com base nos sistemas de avaliação do Brasil e dos Estados Unidos. Para tanto, procedeu-se a uma pesquisa em oito programas: quatro no Brasil, recomendados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e quatro nos Estados Unidos, credenciados pela Association to Advance Collegiate School of Business (AACSB). O método de pesquisa foi o estudo de casos múltiplos de caráter exploratório com dois componentes básicos: pesquisa documental, por meio de um estudo em profundidade dos sistemas de avaliação; pesquisa de campo com os coordenadores de programas para identificar como os sistemas de avaliação são utilizados para desenvolver os programas. A partir desses estudos, foi proposto um modelo de gestão em que, além de atender aos requisitos do sistema de avaliação da CAPES, seja levada em consideração a realidade do programa e os elementos importantes para seu contínuo aprimoramento, dentre eles: missão e visão; plano estratégico; corpo docente; estrutura do programa; corpo discente; resultados que abrangem produção científico-tecnológica, egresso e inserção social.

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Publicado

2014-06-01

Edição

Seção

Ensino, Pesquisa & Produção Acadêmica

Como Citar

Proposta de um modelo de gestão de programas de pós-graduação na área de Administração a partir dos sistemas de avaliação do Brasil (CAPES) e dos Estados Unidos (AACSB) . (2014). Revista De Administração, 49(2), 369-383. https://doi.org/10.5700/rausp1152