Avaliação da efetividade e dos preditores de um treinamento a distância em uma instituição bancária de grande porte

Autores

  • Luciana Mourão Universidade de Brasília
  • Gardênia da Silva Abbad Universidade de Brasília
  • Thaís Zerbini Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.5700/rausp1166

Resumo

Treinamentos corporativos realizados via Intranet têm sido cada vez mais frequentes e o desafio de avaliá-los torna-se presente para pesquisadores e profissionais. Na pesquisa aqui apresentada, o objetivo foi verificar a efetividade de um treinamento a distância. Para tal, foi avaliado um curso na área comercial oferecido por uma instituição bancária de grande porte para seus funcionários. Foram aplicadas cinco escalas a 742 funcionários - atitudes dos participantes em relação à educação a distância, avaliação de necessidade do treinamento, suporte à aplicação do treinamento, impacto do treinamento no trabalho (profundidade e amplitude). Foram realizadas análises de componentes principais, fatoriais exploratórias e de consistência interna, teste t, correlações e regressão múltipla padrão. Nos resultados, revelou-se que os participantes que perceberam maior suporte na aplicação do treinamento, que tinham atitudes mais favoráveis à educação a distância e, sobretudo, que percebiam maior necessidade do treinamento, relataram maior ocorrência de impacto do treinamento no trabalho. Os achados sugerem maior atenção para a fase de diagnóstico de necessidades de capacitação, bem como disseminação contínua das vantagens da educação a distância em ambientes corporativos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2014-09-01

Edição

Seção

Recursos Humanos & Organizações

Como Citar

Avaliação da efetividade e dos preditores de um treinamento a distância em uma instituição bancária de grande porte . (2014). Revista De Administração, 49(3), 534-548. https://doi.org/10.5700/rausp1166