Percepção de injustiça em aumentos de preço: um estudo experimental

Autores

  • Verônica Feder Mayer Universidade Federal do Rio de Janeiro; Instituto COPPEAD
  • Marcos Avila New York University; Stern School of Business

DOI:

https://doi.org/10.5700/rausp1168

Resumo

Neste artigo, apresenta-se experimento realizado com o objetivo de investigar os antecedentes e as consequências da percepção de injustiça em uma situação de aumento de preço. No modelo teórico proposto afirma-se que a dependência do consumidor em relação ao fornecedor do serviço e a relevância que o consumidor atribui ao serviço afetarão os graus de percepção quanto à injustiça de preços, de raiva e de intenções de reclamar e retaliar. Os resultados dão suporte a todas as hipóteses especificadas no modelo. Os resultados indicam que certas situações de percepção de injustiça não apenas levam a emoções mais fortes e reações mais dramáticas por parte de consumidores, mas também permitem que se antecipem quais as situações de injustiça percebida que oferecem maiores riscos e maior potencial de conflito.

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Publicado

2014-09-01

Edição

Seção

Marketing

Como Citar

Percepção de injustiça em aumentos de preço: um estudo experimental . (2014). Revista De Administração, 49(3), 566-577. https://doi.org/10.5700/rausp1168