Análise internacional dos países de operação das redes de franquias brasileiras

Autores

  • Pedro Lucas de Resende Melo Universidade Paulista
  • Felipe Mendes Borini Universidade de São Paulo
  • Moacir de Miranda Oliveira Junior Universidade de São Paulo
  • Ronaldo Couto Parente Florida International University

DOI:

https://doi.org/10.5700/rausp1182

Resumo

Neste artigo, tem-se como objetivo demonstrar que fatores do ambiente externo estão envolvidos no compromisso internacional das redes de franquias brasileiras. Os objetivos nesta pesquisa residem em entender quais as características dos países de operação das redes de franquias brasileiras, e verificar a influência de tais características no compromisso das redes de franquias em cada país onde operam. O banco de dados possui 54 redes de franquias brasileiras com operações internacionais em 26 países, o que implica em 157 franquias com operação no exterior. Em relação aos fatores do ambiente externo, as variáveis independentes formam um grupo dividido em oportunidade de mercado e eficiência do negócio – a confiança e a facilidade para fazer negócios. Os resultados dos três grupos distintos mostram como a oportunidade de mercado e a eficiência empresarial (confiança e facilidade em fazer negócios) trabalham como motores para a operação internacional das redes de franquias brasileiras. O trabalho mostra que as redes de franquias que operam nos Estados Unidos (grupo 3) têm um compromisso internacional inferior em comparação com as franquias que operam em países desenvolvidos e em pequenos países da América Latina (grupo 2). Também é possível notar um grande número de franquias que operam em países subdesenvolvidos da América Latina e África (grupo 1) com pior eficiência do negócio, devido à vantagem de aprender como operar em um país que poderia ter algumas semelhanças com o Brasil.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2015-03-01

Edição

Seção

Estratégia & Economia de Empresas

Como Citar

Análise internacional dos países de operação das redes de franquias brasileiras. (2015). Revista De Administração, 50(1), 26-39. https://doi.org/10.5700/rausp1182