Uma análise da influência da promoção de vendas de desconto na intenção de compra do consumidor e os efeitos moderadores da atratividade

Autores

  • Fernando de Oliveira Santini Escola Superior de Propaganda e Marketing
  • Cláudio Hoffmann Sampaio Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Marcelo Gattermann Perin Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Valter Afonso Vieira Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.5700/rausp1210

Resumo

O objetivo neste trabalho foi analisar a influência da promoção de vendas de desconto na intenção de compra e os efeitos moderadores da atratividade nas relações entre intenção de compra de um produto em desconto e a impulsividade, percepção hedônica e de risco financeiro. Para isso, um experimento com a participação de 613 estudantes foi realizado. As hipóteses previam que um produto com promoção de desconto se relacionaria positivamente com a impulsividade e com a percepção hedônica sobre o bem ofertado, e ainda, negativamente, com a percepção de risco financeiro associado ao produto em desconto. Esperava-se uma moderação positiva da percepção da atratividade da promoção de desconto divulgada sobre as intenções dos comportamentos. Os resultados confirmaram as hipóteses, indicando efeitos positivos da impulsividade e percepção hedônica com a compra do produto em desconto, além do vínculo negativo existente entre a intenção de compra do produto em desconto e a percepção de risco financeiro. Os efeitos moderadores não foram confirmados. As considerações finais encerram o trabalho.

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Publicado

2015-12-01

Edição

Seção

Marketing

Como Citar

Uma análise da influência da promoção de vendas de desconto na intenção de compra do consumidor e os efeitos moderadores da atratividade . (2015). Revista De Administração, 50(4), 416-431. https://doi.org/10.5700/rausp1210