Motivação para entrada de voluntários em ONG brasileira

Autores

  • Carlos Eduardo Cavalcante Universidade Federal da Paraíba
  • Washington José de Souza Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Anderson Luiz Rezende Mol Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Juarez Azevedo de Paiva Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.5700/rausp1217

Resumo

No presente estudo, propõe-se um modelo estrutural que identifique os motivos para escolher determinada Organização Não Governamental (ONG) para prestar trabalho voluntário. O espaço empírico é a Pastoral da Criança - organismo de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) - instituição de base comunitária que tem seu trabalho baseado na solidariedade e na partilha do saber. No referencial teórico apresenta-se o contexto no qual está o voluntariado, em níveis mundial e nacional. Em seguida, discutem-se os diversos conceitos de voluntariado e apresentam-se os modelos teóricos de motivação voluntária. Os estudos de Mostyn (1983) e Cavalcante, Souza, Nascimento e Cunha (2011a, 2011b, 2012) são as principais referências teóricas e empíricas para a construção do modelo testado. A coleta de dados foi feita por meio de questionário fechado com 21 indicadores, em duas visitas a cidades da Diocese de Pesqueira (Pernambuco/PE). Foram aplicados 720 questionários. A amostra foi dividida em duas partes. Na primeira foi feita a Análise Fatorial Exploratória e na segunda a Análise Fatorial Confirmatória, por meio da Modelagem das Equações Estruturais. O exame dos resultados alcançados pelo modelo dos motivos de entrada permite concluir pela validade e pela confiabilidade do instrumento. Assim, as razões para a entrada de voluntários na Pastoral da Criança podem ser explicadas por um conjunto de interações entre estes cinco construtos: Altruísmo, Afetivo, Amigável, Ajustado e Ajuizado.

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Publicado

2015-12-01

Edição

Seção

Recursos Humanos & Organizações

Como Citar

Motivação para entrada de voluntários em ONG brasileira . (2015). Revista De Administração, 50(4), 523-540. https://doi.org/10.5700/rausp1217