Propaganda de alimentos na televisão: uma ameaça à saúde do consumidor?

Autores

  • Silvana Lopes dos Santos Universidade Federal de São Carlos; Departamento de Engenharia de Produção
  • Mário Otávio Batalha Universidade Federal de São Carlos; Departamento de Engenharia de Produção

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-21072010000400006

Palavras-chave:

escolhas alimentares, propaganda de alimentos, comportamento do consumidor, comerciais de televisão

Resumo

A propaganda de alimentos e sua influência nas escolhas alimentares tem sido alvo de discussões frequentes, sendo atribuída a ela grande parte da responsabilidade pelos problemas de má alimentação da população. Neste trabalho, teve-se como principal objetivo investigar o conteúdo de comerciais de alimentos veiculados na televisão, considerando as estratégias adotadas em relação às características da mensagem, do alimento, do consumidor e dos apelos utilizados. Para tanto, foram gravadas as programações de três emissoras de canal aberto nos períodos da manhã, da tarde e da noite em horários preestabelecidos, sendo utilizada como método a análise de conteúdo. Constatou-se que as mensagens são fundamentalmente afetivas, com ênfase no sabor dos alimentos e no prazer, havendo pouca referência aos aspectos nutricionais e de saúde. Também se concluiu que o foco principal desses comerciais tem sido o público infantil. Ao final do trabalho, são feitas considerações sobre a necessidade da análise da escolha alimentar dentro de um contexto mais amplo. Considera-se que somente ações conjuntas, de ordens pública e privada, são capazes de auxiliar na promoção de hábitos alimentares mais saudáveis.

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Publicado

2010-12-01

Edição

Seção

Marketing

Como Citar

Propaganda de alimentos na televisão: uma ameaça à saúde do consumidor?. (2010). Revista De Administração, 45(4), 373-382. https://doi.org/10.1590/S0080-21072010000400006