Do repertório de comportamentos do consumidor: retaliação e vingança no ciberespaço

Autores

  • Fábio Manoel Fernandes de Albuquerque Faculdade Unida da Paraíba
  • Rita de Cássia de Faria Pereira Universidade Federal da Paraíba; Departamento de Administração
  • Bellini Carlo Gabriel Porto Universidade Federal da Paraíba; Departamento de Administração

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-21072011000200004

Palavras-chave:

retaliação, vingança, anticonsumo, comunidades virtuais antimarca

Resumo

O advento da comunicação mediada por computador no ciberespaço potencializou a força do consumidor, que passou a desenvolver os seus próprios websites e reunir-se em comunidades virtuais para denunciar, protestar e repudiar publicamente falhas e injustiças realizadas em transações comerciais. Apesar da literatura fértil sobre comunidades virtuais de marca, pouco se estuda a sua antítese - as comunidades virtuais antimarca. Assim, percebe-se a necessidade de avançar o conhecimento nessa temática e, complementando investigação sobre motivações para retaliação e vingança de consumidores, analisam-se comportamentos efetivos de retaliação e de vingança de consumidores contra marcas, empresas, produtos e serviços em comunidades virtuais. Por meio de uma abordagem netnográfica, estudaram-se comunidades virtuais antimarca relacionadas a operadoras de telefonia celular, o que possibilitou a identificação de quatro comportamentos de retaliação (prevenção ao consumo, ataque pessoal, ameaça e cinismo) e cinco de vingança (evasão da marca, traição, boicote, geração de perdas e ativismo), dos quais três se apresentam como supostamente originais na literatura (ameaça, cinismo e ativismo).

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2011-06-01

Edição

Seção

Marketing

Como Citar

Do repertório de comportamentos do consumidor: retaliação e vingança no ciberespaço. (2011). Revista De Administração, 46(2), 135-149. https://doi.org/10.1590/S0080-21072011000200004