Excesso de demanda permanente como estratégia de mercado: uma análise do mercado brasileiro de ensino superior

Autores

  • Rodrigo Menon Simões Moita Instituto de Ensino e Pesquisa; Insituto de Ensino e Pesquisa
  • Carlos Eduardo Lobo e Silva Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Eduardo de Carvalho Andrade Apex Capital Ltda.

DOI:

https://doi.org/10.5700/rausp1181

Resumo

Muitas Instituições de Ensino Superior (IES) precificam seus cursos abaixo do preço de equilíbrio para gerar excesso de demanda permanente. Neste artigo, primeiramente se adaptam as ideias de Becker (1991) para entender por que as IES precificam seus cursos dessa maneira. O fato de os alunos serem consumidores e insumos no processo de produção de educação gera um equilíbrio de mercado em que algumas firmas cobram preços elevados e têm excesso de demanda por suas vagas, e outras cobram um preço baixo e sobram vagas. Em seguida, analisa-se esse equilíbrio empiricamente. Estima-se a demanda por cursos de graduação em Administração no estado de São Paulo. Os resultados mostram que o preço, a qualidade dos alunos ingressantes e a porcentagem de professores com doutorado são os fatores determinantes na escolha de um estudante. Dado que a qualidade dos estudantes determina a demanda por uma IES, calcula-se qual é o valor, para uma IES, de ter melhores estudantes. Esse valor é igual à receita de que ela abdica para manter excesso de demanda e seleção de alunos. Com respeito ao investimento em seleção de alunos, 39 IES no estado de São Paulo abdicaram de uma receita de aproximadamente R$ 5 milhões por ano por turma de ingressantes, o que equivale a 7,6% da receita de uma classe de ingressantes.

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Publicado

2015-03-01

Edição

Seção

Estratégia & Economia de Empresas

Como Citar

Excesso de demanda permanente como estratégia de mercado: uma análise do mercado brasileiro de ensino superior. (2015). Revista De Administração, 50(1), 9-25. https://doi.org/10.5700/rausp1181