Preços mais baixos para novos clientes: consequências da percepção de injustiça de preço nos clientes atuais

Autores

  • Kenny Basso Faculdade Meridional; Escola de Administração
  • Cristiane Pizzutti dos Santos Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Escola de Administração
  • Laura Sangalli Kussler Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Escola de Administração
  • Hugo Fridolino Müller Neto Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Escola de Administração

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-21072011000400007

Palavras-chave:

percepção de injustiça de preço, intenções de troca, boca a boca negativo, confiança

Resumo

No estudo relatado, analisam-se as relações consequentes da percepção de injustiça de preço desencadeada pela comparação com o preço a ser pago por um novo cliente em uma situação promocional. A pesquisa foi feita por meio de um experimento, com uma amostra composta por 200 estudantes de graduação. A análise dos dados foi realizada por meio da modelagem de equações estruturais. Os resultados do estudo indicam que a percepção de injustiça é positivamente sucedida por emoções negativas e intenções de troca imediata e futura. Além disso, a confiança aparece como negativamente afetada pela percepção de injustiça, uma vez que essa percepção pode abalar a confiança que o cliente tem na empresa. Suportando a distinção das intenções de troca imediata e futura, identificou-se no estudo que as emoções negativas e a confiança possuem impactos distintos nesses dois tipos de intenções de troca. A intenção de boca a boca negativo também foi constatada como importante consequência das emoções procedentes da percepção de injustiça, assim como da confiança, indicando que fortes emoções negativas e menores níveis de confiança se relacionam com maiores níveis de boca a boca negativo. No estudo, discutem-se as contribuições gerenciais e acadêmicas dos resultados e, também, consideram-se as implicações para estudos futuros.

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Publicado

2011-12-01

Edição

Seção

Marketing

Como Citar

Preços mais baixos para novos clientes: consequências da percepção de injustiça de preço nos clientes atuais. (2011). Revista De Administração, 46(4), 407-422. https://doi.org/10.1590/S0080-21072011000400007