Sendo aos olhos do outro: o papel da alteridade na construção da identidade metrossexual

Autores

  • Michele Araujo da Costa Oliveira Associação Paraibana de Ensino Renovado
  • André Luiz Maranhão de Souza Leão Universidade Federal de Pernambuco; Departamento de Ciências Administrativas

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-21072012000200008

Palavras-chave:

consumo metrossexual, identidades pós-modernas, pesquisa qualitativa

Resumo

Debate-se cada vez mais a questão da identidade. Com o sujeito pós-moderno, fragmentam-se as identidades que outrora foram consideradas sólidas e fixas. Entre essas, está a de gênero, que antes era condicionada ao aspecto biológico e no presente é entendida como uma construção cultural. Por outro lado, há abordagens que relacionam a construção identitária e o papel do consumo nesse processo. Nesse contexto, há o recente advento do metrossexual, termo que evoca uma identidade de gênero ao mesmo tempo em que se baliza em certos padrões de consumo. Com isso, no presente estudo objetivou-se investigar, por meio do consumo, a construção de uma nova identidade: a metrossexual. Para tanto, identificaram-se sujeitos com o comportamento metrossexual e realizaram-se, com eles, entrevistas em profundidade. Uma das conclusões a que se chegou foi a de que essa identidade tem na alteridade um de seus aspectos centrais. Neste artigo, apresentam-se e discutem-se esses achados.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2012-06-01

Edição

Seção

Marketing

Como Citar

Sendo aos olhos do outro: o papel da alteridade na construção da identidade metrossexual. (2012). Revista De Administração, 47(2), 264-274. https://doi.org/10.1590/S0080-21072012000200008