Estratégia, competências e desempenho em empresas de pet shop: evidências de um levantamento em Curitiba

Autores

  • Jurandir Peinado Universidade Positivo; curso de Engenharia Mecânica e de Engenharia de Produção
  • Bruno Henrique Rocha Fernandes Universidade Positivo; Programa de Mestrado e Doutorado em Administração

DOI:

https://doi.org/10.5700/rausp1062

Palavras-chave:

estratégia, competências, pet shop

Resumo

No presente estudo, busca-se examinar a influência da combinação do ambiente percebido, das competências empresariais e do desempenho obtido na determinação da estratégia adotada por pequenas empresas representadas por lojas de comércio e prestação de serviços para animais de estimação - pet shops - em Curitiba (Paraná). A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário estruturado dividido em cinco blocos. Foi possível identificar todos os quatro tipos de estratégia propostas pela tipologia de Miles e Snow (1978). A maioria das empresas pesquisadas adota a estratégia prospectora; em seguida aparecem as empresas que adotam a estratégia analítica e a estratégia defensiva; a postura reativa mostrou ser o comportamento estratégico menos adotado no setor. Na percepção dos respondentes, verificou-se que o ambiente do setor foi único, independentemente do tipo de estratégia adotada, caracterizando-se como complexo e pouco previsível; o mercado é dinâmico, mas mostra-se favorável ao crescimento. Em termos dos resultados organizacionais, apesar dos diferentes tipos de estratégia adotados, todos os respondentes afirmam, sem possibilidade de distinção, estar satisfeitos tanto com os resultados da gestão como com os resultados econômicos alcançados por suas empresas. Em termos de competências, o setor de pet shop enfatiza as competências gerenciais, as competências em serviços tradicionais e a competência em serviços de guarda de animais.

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Publicado

2012-12-01

Edição

Seção

Estratégia & Economia de Empresas

Como Citar

Estratégia, competências e desempenho em empresas de pet shop: evidências de um levantamento em Curitiba . (2012). Revista De Administração, 47(4), 609-623. https://doi.org/10.5700/rausp1062