A construção do corpo ideal no balé clássico: uma investigação fenomenológica

Autores

  • Kátia Silva Souza dos ANJOS Universidade de São Paulo; Escola de Artes, Ciências e Humanidades
  • Régia Cristina OLIVEIRA Universidade de São Paulo; Escola de Artes, Ciências e Humanidades
  • Marília VELARDI Universidade de São Paulo; Escola de Artes, Ciências e Humanidades

DOI:

https://doi.org/10.1590/1807-55092015000300439

Resumo

O objetivo deste trabalho foi identificar e compreender pela perspectiva das bailarinas participantes do estudo o ideal de corpo demandado pela prática do balé. Para tanto, optamos por uma orientação epistemológica apoiada na fenomenologia de Edmund Husserl e em autores afinados com a fenomenologia proposta por esse filósofo. As entrevistas semiestruturadas em profundidade constituíram a técnica de pesquisa utilizada. O que há de comum nas falas das bailarinas é a referência a um corpo ideal centrado nas produções feitas pelas grandes companhias de balé. Nessas percepções, o corpo desejado e ideal para o balé clássico pode ser tanto inato à pessoa, quanto construído e transformado com muito esforço e dedicação pela bailarina.

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Publicado

2015-09-01

Edição

Seção

Sociocultural

Como Citar

ANJOS, K. S. S. dos, OLIVEIRA, R. C., & VELARDI, M. (2015). A construção do corpo ideal no balé clássico: uma investigação fenomenológica . Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 29(3), 439-452. https://doi.org/10.1590/1807-55092015000300439