Formação continuada em Educação Física na educação básica: da experiência com o instituído aos entrelugares formativos

Autores

  • Wagner dos Santos Universidade Federal do Espírito Santo; Centra de Educação Física e Desportos
  • Aline Vieira Oliveira Secretaria de Estado do Espirito Santo; Rede Municipal de Ensino de Serra
  • Amarílio Ferreira Neto Universidade Federal do Espírito Santo; Centra de Educação Física e Desportos

DOI:

https://doi.org/10.1590/1807-55092016000300647

Resumo

Este estudo objetiva analisar e dar visibilidade aos lugares/espaços identificados pelos professores de Educação Física da Superintendência de Carapina, na Rede Estadual de Ensino do Espírito Santo, como significativos para sua formação. Usa como referencial teórico-metodológico a pesquisa narrativa, utilizando como fontes as narrativas (auto)biográficas de seis professores, em uma prática compartilhada de pesquisa no diálogo com docentes. A análise do estudo sinaliza movimentos diversificados, ora singulares, ora coletivos, de espaços formativos praticados. Esta análise amplia o entendimento de formação continuada para além de momentos instituídos, compreendendo tanto os entrelugares de formação, como os espaços autoformativos indicados pelos professores como significativos à sua formação. Aponta a necessidade de pensar mudanças em políticas de formação focada na valorização de ações investigativo-formativas que tenham como ponto de partida e chegada as práticas pedagógicas.

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Publicado

2016-09-01

Como Citar

Santos, W. dos, Oliveira, A. V., & Ferreira Neto, A. (2016). Formação continuada em Educação Física na educação básica: da experiência com o instituído aos entrelugares formativos . Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 30(3), 647-659. https://doi.org/10.1590/1807-55092016000300647

Edição

Seção

Sociocultural