Apropriação das ciências humanas pela Educação Física: análise dos processos de classificação no Brasil entre os anos de 2007 e 2012
DOI:
https://doi.org/10.1590/1807-55092016000400937Resumo
Este trabalho problematiza a posição ocupada pelas ciências humanas dentro do campo da Educação Física e questiona como se dão as relações entre o conhecimento próprio das humanidades, socialmente estabelecido e exposto em seus veículos de divulgação, e as interfaces com os objetos de pesquisa desta área em específico. O objetivo foi propor uma reflexão sobre o desenvolvimento científico, tendo como referencia concreta a interação entre a produção geral do campo da pesquisa em Educação Física e sua interação com objetos e metodologias originais do campo das ciências humanas. Para tal, é apresentada uma análise da relação entre o campo de pesquisa em Educação Física e sua apropriação de temas e métodos originais das ciências humanas. Foram organizados e categorizados artigos publicados por três importantes periódicos da área de Educação Física no Brasil, entre os anos de 2007 e 2012, de modo a subsidiar a discussão sobre a abrangência e utilização de referenciais das ciências humanas nesta área de conhecimento. Como conclusão, aponta-se que a compreensão da apropriação de temas e referenciais das ciências humanas pela Educação Física depende da observação de aspectos internos à própria área e suas disputas, como também de características específicas das ciências humanas e, por fim, da sociedade mais ampla que rodeia e interfere em todo o processo.Downloads
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Publicado
2016-12-01
Como Citar
GUTIERREZ, G. L., ALMEIDA, M. A. B. de, & MARQUES, R. F. R. (2016). Apropriação das ciências humanas pela Educação Física: análise dos processos de classificação no Brasil entre os anos de 2007 e 2012 . Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 30(4), 937-949. https://doi.org/10.1590/1807-55092016000400937
Edição
Seção
Sociocultural
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