“Burnout” em uma amostra de profissionais de Educação Física brasileiros

Autores

  • Dartagnan GUEDES Universidade Norte do Paraná; Faculdade de Educação Física
  • Eron GASPAR Universidade Norte do Paraná; Faculdade de Educação Física

DOI:

https://doi.org/10.1590/1807-55092016000400999

Resumo

“Burnout” é resultado da exposição prolongada ao estresse laboral crônico com recuperação insuficiente. O presente estudo analisou a presença de “burnout” em uma amostra de profissionais de educação física da Região Metropolitana de Londrina, Paraná, Brasil. Foram reunidos para estudo 588 sujeitos (273 mulheres e 315 homens). A presença de “burnout” foi definida por intermédio da versão traduzida do Maslach Burnout Inventory. Definiu-se “burnout” pela sobreposição de elevados escores de exaustão emocional e despersonalização e baixo escore de realização profissional. Foi também tratado os efeitos de sexo, idade e características laborais (experiência na profissão, qualificação acadêmica, área de atuação profissional, jornada de trabalho semanal, locais de trabalho e ganho financeiro) nas três dimensões de “burnout”. Os resultados indicaram a presença de “burnout” em 10,2% da amostra selecionada. Homens relataram escores de reduzida realização profissional de maior gravidade que mulheres. Escores equivalentes à exaustão emocional e despersonalização foram significativamente mais elevados em profissionais com mais idade. Com relação às características laborais, maior experiência profissional, qualificação apenas na graduação, atividade no ensino básico, jornada de trabalho ≥ 40 horas/semana, pluriemprego e menor ganho financeiro aumentaram significativamente as chances de acometimento de “burnout”. Concluindo, os presentes achados podem ser empregados para delinear programas de intervenção e implementar mudanças no ambiente de trabalho destinado a aprimorar a saúde ocupacional e o bem-estar em geral dos profissionais de educação física.

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Publicado

2016-12-01

Edição

Seção

Sociocultural

Como Citar

GUEDES, D., & GASPAR, E. (2016). “Burnout” em uma amostra de profissionais de Educação Física brasileiros . Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 30(4), 999-1010. https://doi.org/10.1590/1807-55092016000400999