Estágio Curricular Supervisionado: lócus de socialização profi ssional, habitus e produção de saberes

  • José Corrêa Junior Escola Estadual Profa. Zita de Godoy Camargo
  • Samuel Souza Neto Universidade Estadual Paulista. nstituto de Biociências
  • Dijnane Fernanda Vedovatto Iza Universidade Federal de São Carlos. Centro de Educação e Ciências Humanas
Palavras-chave: Educação Física, Saberes Docentes, Identidade Profi ssional, Supervisão de Estágio.

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo compreender os elementos que constituem a socialização profi ssional do professor-colaborador e os saberes mobilizados no estágio supervisionado. A pesquisa foi qualitativa, descritiva e utilizou como técnicas o questionário, a observação e a entrevista com a dimensão de esclarecer e aprofundar as informações. Participaram seis professores de Educação Física. A apreciação dos dados foi feita pela análise de conteúdo e a sua organização em eixos temáticos: a socialização profi ssional no estágio supervisionado; a aprendizagem da supervisão de estágio na socialização profi ssional e o habitus de supervisor de estágio do professor-colaborador. Os resultados se referem a compreensão da supervisão de estágio e das orientações e intervenções referentes ao trabalho docente. Concluiu-se que no trabalho dos professores-colaboradores a aprendizagem da supervisão é temporal e espacial, ela tende a ser real e refl exiva, dando indicativos de que no fi nal de cada processo se afi rme a identidade de um formador pela socialização das atividades e dos indivíduos na perspectiva de um habitus.

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Publicado
2017-12-19
Como Citar
Corrêa Junior, J., Souza Neto, S., & Iza, D. (2017). Estágio Curricular Supervisionado: lócus de socialização profi ssional, habitus e produção de saberes. Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 31(1), 135-152. https://doi.org/10.11606/1807-5509201700010135
Seção
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