A contribuição de Isabel Marques nas produções sobre “dança” e “ensino de dança” na Educação Física

Autores

  • Lívia Tenorio Brasileiro Universidade Federal de Pernambuco. Escola Superior de Educação Física
  • Márcio José do Nascimento Filho Universidade Federal de Pernambuco. Escola Superior de Educação Física

DOI:

https://doi.org/10.11606/1807-5509201700010223

Palavras-chave:

Educação Física, Dança, Escola, Referência.

Resumo

O artigo tem como objetivo analisar as contribuições de Isabel Marques, a partir das obras “Ensino de dança hoje: textos e contextos” (1999) e “Dançando na escola” (2003), nas produções sobre “dança” e “ensino de dança” na Educação Física. Recorre ao estudo do tipo bibliográfi co, tendo como base duas obras de Isabel Marques (1999; 2003), e a pesquisa documental, destacando artigos presentes em periódicos nacionais da área de Educação Física que tomam o ensino de dança como referência, sendo selecionados três periódicos da área que apresentam estudos no campo educacional. Identifi camos que em 38% das produções acerca desta temática as obras de Isabel Marques podem ser apontadas como referências que subsidiam as refl exões sobre o ensino de dança na escola, contribuindo com as análises das pesquisas sobre o ensino da dança na Educação Física.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-12-19

Como Citar

Brasileiro, L. T., & Nascimento Filho, M. J. do. (2017). A contribuição de Isabel Marques nas produções sobre “dança” e “ensino de dança” na Educação Física. Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 31(1), 223-233. https://doi.org/10.11606/1807-5509201700010223

Edição

Seção

naodefinida